quarta-feira, 2 de novembro de 2011

DISLEXIA SINTOMA E TRATAMENTO

Muitos já ouviram falar de dislexia, mas poucos sabem o que é. Na verdade a dislexia é uma dificuldade primária do aprendizado que abrange leitura, escrita e soletração, a pessoa que sofre de dislexia pode ter um dessas dificuldades, duas ou as três. Essa dificuldade em aprender pode ser identificada nas salas de aula, sendo a causa de 15% das reprovações.


Esse assunto é muito delicado e quando identificado deve ser esclarecido, muitas vezes é comum os pais pensarem que é culpa dos filhos por não aprender, confundindo dislexia com preguiça, falta de interesse, inteligência e lentidão no aprendizado. Mas é mais do que isso, a dislexia tem origem genética e costuma se apresentar na idade escolar, geralmente durante o processo de alfabetização. É comum encontrar na família de crianças disléxicas pessoas com problemas fonoaudiólogos, mesmo não sendo dislexia.

Ao contrário do que muitos pensam a dislexia não é uma doença e nem interfere no grau de inteligência, é uma dificuldade que ocorre na linguagem, que pode atingir tanto homens como mulheres.

O diagnóstico é complexo, pois é necessária uma equipe de profissionais como psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos e neurologistas para conseguir fazê-lo. É possível observar alguns sintomas ou sinais em pessoas que sofram de dislexia, assim é possível fazer o diagnóstico de forma mais eficaz.

E não é só no aprendizado que os sintomas se apresentam, os dislexos também apresentam dificuldade em usar mapas e até mesmo em amarrar seus próprios sapatos, também tem problemas em identificar direções confundindo direita com esquerda, apresentam problemas de coordenação motora, isso tudo pode ser observado no dia a dia da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário