O inverno chega, a estação mais fria do ano traz a moda mais bonita, as roupas mais elegantes e o clima perfeito para quem gosta de ficar em casa ou sair para aproveitar as comidas típicas da estação, saborosas e que aquecem. Mas com o inverno também chegam as doenças, típicas desta época do ano e por isto muitas ficam preocupadas e com toda razão.
A prevenção é fundamental, cuidar-se e fazer de tudo para não se pego por uma gripe, um resfriado e principalmente, por uma pneumonia.
A Pneumonia é uma infecção que afeta os pulmões. Pode ser causada por vírus, bactérias, parasitas ou fungos, no entanto, na maioria dos casos ela é causada por bactérias do tipo pneumococo. Esse tipo de enfermidade se desenvolve geralmente quando o organismo do paciente se encontra com alguma falha no sistema imune. Por vezes o indivíduo pode inalar o microorganismo durante a respiração e este se instala nos pulmões dando início ao processo de infecção. Outra forma é quando as bactérias que vivem na boca se proliferam por algum motivo desconhecido e passam a habitar locais inadequados do pulmão. Existe também outra forma de contrair pneumonia, mais improvável mas que acontece, que é a infecção via circulação sanguínea.
Segundo os especialistas, por nesta época as casas ficarem mais fechada devido ao frio, bem como no ambiente de trabalho todos manterem as janelas fechadas, o número de incidências cresce e muitas pessoas são acometidas e precisam de tratamento o quanto antes.
A pneumonia mais clássica, a bacteriana, tem como sintomas: febre, calafrios, dor na região do tórax, e tosse (com expectoração amarelada ou esverdeada) podendo ser a tosse seca ou não. A respiração por vezes fica mais curta e dolorosa, os lábios podem apresentar uma coloração azulada em casos mais graves. Nos idosos esses sintomas são acrescidos de confusão mental, falta de apetite e fraqueza. E nas crianças, febre e choro.
Ibirapitanga em tempo real
Nenhum comentário:
Postar um comentário