quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Famílias rurais completam uma semana acampadas em banco na BA

Trabalhadores de 18 assentamentos estão reunidos em Itamaraju.
Agência do Banco do Nordeste está interditada deste de terça-feira (23).

Do G1 BA, com informações da TV Santa Cruz
 
Cerca de mil trabalhadores rurais de 18 assentamentos estão acampados na agência do Banco do Nordeste, na cidade de Itamaraju, sul da Bahia, nesta terça-feira (30). As famílias estão no local há uma semana e cobram a renegociação da dívida agrária.
De acordo com Jocélia de Souza, coordenadora da Coopexsul (Cooperativa dos Pequenos Agricultores Rurais do Sul da Bahia), a categoria quer que seja concedido desconto de 99% nas dívidas do crédito fundiário, que obtiveram para adquirir as terras onde vivem atualmente. A agência está interditada para atendimento de clientes desde terça-feira (23).

O gerente geral da agência, Ismênio Scheer, informou que, para isso acontecer, a lei que concede descontos nas operações de crédito rural precisaria ser alterada. Na quinta-feira (25), representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do governo federal, estiveram na cidade para ouvir as reivindicações. Na ocasião, nenhum acordo foi feito. Os produtores rurais têm até o dia 30 de novembro para quitar as dívidas.

Segundo Scheer, está sendo realizada uma reunião em Brasília desde as 10h desta terça para resolver o impasse. “Esperamos que o ministério autorize a concessão do desconto que os assentados estão reivindicando. O banco não tem alçada nem competência para isso, apenas cumprimos ordens”, explica. Segundo ele, a resolução da reunião deve ser informada no fim desta tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário